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Marketing Pessoal – A vitrine de um produto chamado você!

Quando falamos em mercado o que pensamos? Em produtos é claro. Todo mercado oferece alguma coisa para alguém, produtos/serviços. Cada produto tem seu estilo, forma, tamanho, cor, utilidade. Os produtos são oferecidos em locais estratégicos, cada um de uma maneira diferente, uns na frente outros atrás, mais todos são expostos em alguma prateleira, gôndola, vitrine…

Para cada necessidade existe um produto/serviço para nos satisfazer seja ele tangível ou intangível. Segundo Maslow, existe varias necessidades para serem atendidas, necessidades fisiológicas fome, sede, necessidades de segurança, necessidades sociais, de alto estima, e a ultima no topo das realizações e a auto-realização.

Se no mercado tradicional isso tudo citado existe, no mercado de trabalho não é diferente, nós somos vistos como produtos para o mercado, e todo produto tem que atender a necessidade do seu público-alvo.

Foi citado acima que todo produto tem suas características, peculiaridades, você acha que todos nós somos iguais? Creio que a resposta não vai ser sim. Cada um tem um tamanho diferente do outro, cor, peso, qualidades, potencial para desempenhar uma eventual tarefa/serviço. Na condição de produto, as empresas lá fora são nossos clientes, onde devemos desenvolver estratégias de promoção de marca, ou melhor, uma boa apresentação pessoal (marketing pessoal), que vai além da embalagem, uma boa roupa, é usar as ferramentas de posicionamento de mercado, é estarmos na gôndola de entrada da loja, no centro da vitrine, os clientes tem que nos ver e desejarem comprar não importando, de ante mão, com preço do produto.

Devemos nos segmentar, nos posicionarmos em um lugar adequado, altura, embalagem, todas as informações no rótulo, e até tele atendimento para o nosso cliente esclarecer eventuais duvidas.

Sabendo disto, basta pensarmos que como produto, estamos nos apresentando de maneira coordenada e organizada? A nossa marca tem valor agregado? Será que estamos despertando um desejo ou mostrando ao nosso público-alvo que eles necessitam de nós? Se NÃO devemos rever nossas estratégias de Marketing. Se SIM então devemos estar acompanhando a concorrência e se pondo sempre à frente para garantirmos um bom posicionamento.

Para isso a vitrine tem que estar bem projetada, limpa, ornamentada, e segmentada, se quisermos ser comprados por esses clientes tão criteriosos.

Por Julio Pascoal

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